Uma mudança no mundo hoteleiro em Portugal

Uma mudança no mundo hoteleiro em Portugal

Anantara Golden Triangle three country view

 

Na semana passada fomos convidados para conhecer uma grande e positiva mudança para os hotéis Tivoli; ao sabermos desta aquisição não podemos deixar de expressar a nossa felicidade.

O Minor Hotel Group (MHG), proprietário e operador de hotéis e resorts em 22 países em toda a Ásia-Pacífico, Médio Oriente, Europa, América do Sul, África e Oceano Índico, anunciou a conclusão da fase final de aquisição da Tivoli Hotels & Resorts, uma marca de prestígio com sede em Portugal, que detém um total de 14 estabelecimentos no país e no Brasil. A aquisição da Tivoli Hotels & Resorts, que ascendeu a 294,2 milhões de euros, não marca apenas a entrada estratégica do MHG na Europa e América Latina, mas também fornece ao grupo uma plataforma operacional forte para impulsionar ainda mais o crescimento nesses mercados.

Tal representa o maior negócio de sempre no setor hoteleiro em Portugal e é uma aquisição de grande expansão para o MHG. A atividade da Tivoli é forte e em 2015 gerou receitas de 121 milhões de euros e um EBITDA normalizado de 31 milhões de euros. A aquisição além de providenciar fortes lucros sustentados por valiosos ativos hoteleiros, também está bem programada para aproveitar o forte crescimento económico recente do mercado do turismo em Portugal.

A aquisição foi concluída em fases distintas ao longo de mais de 12 meses em circunstâncias altamente desafiadoras, com destaque para a forte e multijurisdicional capacidade do MHG para realizar negócios. Esta transação final resulta da aquisição pelo MHG em 2015 de cinco hotéis Tivoli em Portugal e dois hotéis Tivoli no Brasil, juntamente com a marca Tivoli no Brasil. Tal permite que o MHG expanda o alcance da marca Tivoli a outras áreas de operação, incluindo o Médio Oriente, África e Ásia. Além disso, o MHG pretende maximizar o portfólio de ativos da Tivoli investindo mais nos ativos dos hotéis Tivoli para melhorar ainda mais o posicionamento da marca nos seus mercados.

Esta fase final de aquisição da marca inclui sete hotéis em Portugal: na capital do país, o Hotel Tivoli Jardim com 119 quartos; o Hotel Tivoli Sintra com 77 quartos numa localidade que é Património Mundial da UNESCO e o Hotel Tivoli Palácio de Seteais com 30 quartos, a oeste de Lisboa; no Algarve, um dos principais destinos turísticos da Europa, o Hotel Tivoli Lagos Beach Club & Golf com 324 quartos; o Hotel Tivoli Victoria Vilamoura Golf Resort Conference & Spa com 280 quartos; o The Residences at Victoria Clube de Golfe, que tem 88 apartamentos e o Hotel Tivoli Coimbra com 100 quartos, no centro histórico de Coimbra. Estas sete propriedades fazem parte do portfólio de 14 hotéis da Tivoli, que engloba 12 em Portugal e 2 no Brasil, com quase 3.000 quartos.

Dillip Rajakarier, Chief Executive Officer do Minor Hotel Group e Chief Operating Officer da Minor International comentou: “Estamos muito entusiasmados por adicionar a Tivoli ao portfólio de marcas de hotéis do Minor Hotel Group. Com mais de 80 anos de história, a marca Tivoli traz consigo um património rico, uma equipa altamente experiente e uma base de dados de clientes fidelizados. A aquisição da Tivoli consolida a posição do MHG como operador de hotéis de nível mundial, com um portfólio que agora se estende até à Europa e América do Sul. De uma perspetiva futura, planeamos investir mais nos ativos dos hotéis Tivoli e na sua infraestrutura operacional e de distribuição para alcançar todo o potencial desta estratégia de investimento.”

A aquisição da Tivoli é o último de uma série de investimentos internacionais do Minor Hotel Group que faz parte da sua estratégia de diversificação a longo prazo, que nos últimos dois anos levou o grupo a investir mais de 550 milhões USD em projetos hoteleiros na África Austral e Oriental, Ásia, Austrália, América do Sul e Europa. Estes investimentos incluem, além da Tivoli, uma joint venture com a Sun International, projetos para novos hotéis na Austrália e na Malásia e investimentos com parceiros de joint venture existentes como Rani Investment e Elewana Collection na África Austral e Oriental.

Com a adição destes hotéis Tivoli, o portfólio hoteleiro do MHG totaliza agora 145 propriedades em 22 países. A Tivoli é associada da Global Hotel Alliance, onde também estão associadas três das marcas do MHG – Anantara, AVANI e PER AQUUM.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Uma mudança no mundo hoteleiro em Portugal

bookmark_border

mais em Lifestyle

Os Homens que fazem mover o Mundo

a redireccionar em 10 segundos