Vinhos de Verão

Vinhos de Verão

Criados com a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, os vinhos Monte Velho pretendiam chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Passados

mais de 20 anos do seu lançamento, são hoje clássicos do Alentejo e de Portugal, um pouco por todo o mundo. Sustentado por investimentos sucessivos, na vinha e nas adegas, incorporando várias práticas de sustentabilidade adoptadas pelo Esporão, os vinhos Monte Velho dão corpo à ambição original de democratizar o acesso a um vinho de qualidade, marcadamente gastronómico e genuinamente alentejano.

Produzidos na Herdade do Esporão, Monte Velho Branco e Monte Velho Tinto refletem as características do seu terroir e do seu modo de produção, que segue os princípios da produção integrada, rigorosamente adoptados pelo Esporão. Estas práticas sustentáveis, são determinantes na qualidade e fertilidade dos solos, na capacidade de proteção natural da vinha e, consequentemente, na qualidade dos vinhos.

A equipa de enologia, liderada por David Baverstock e formada pelos enólgos Luis Patrão e Sandra Alves, é responsável pelos vinhos que resultam desta conjugação da natureza e da tradição vitivinícola, aliadas ao know-how e à inovação que caracterizam o Esporão.

Ambos os vinhos são blends de castas marioritariamente autóctones do Alentejo, que lhes conferem carácter e identidade. Monte Velho branco 2014, produzido com castas tradicionais do Alentejo, Antão Vaz, Roupeiro e Perrum, é firme, intenso, equilibrado e com um final de boca longo que confirma a sensação aromática de frutas brancas e frescas com apontamentos de citrinos. Fresco e versátil, é a sugestão perfeita para os pratos leves de verão, como peixes grelhados, saladas e aperitivos.

Monte Velho Tinto 2014 é produzido maioritariamente com as castas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah, resultou intenso, com boa densidade de fruta, revelando bom equilíbrio e estrutura, apresentando aromas que remetem para frutos do bosque e notas de especiarias. A sugestão vai obviamente para os pratos típicos da região que lhe serve de berço, mas também para acompanhar enchidos, caldeiradas de peixe ou os apetecidos churrascos de Verão.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Vinhos de Verão

bookmark_border

mais em Lifestyle

85 anos de uma história elegante

a redireccionar em 10 segundos