Usar sapatos sem meias?

Cada vez mais observamos que a “moda” de usar sapatos sem meia entrou no vestuário de muitos homens seja no norte ou no sul do planeta. Uma tendência que se mostra muito útil no tempo de verão e dá um toque de modernidade a alguns outfits. Porém para que este look resulte temos algumas dicas:

– primeiro, se quer preservar os seus pés de muitos problemas e livrar os sapatos de um odor extremo, use meias “invisíveis” ou chamadas as antigas mini meias. Não são as meias de desporto que chegam ao tornozelo e que se ficam a ver. São meias pequenas e que se preservam a palmilha e os seus pés. Podemos encontrar a bom preço nas lojas da Calzedonia e na Primark.

– usar sempre produtos de protecção dos pés, cremes hidratantes e outros que protegem do pé de atleta e que evitem os calcanhares gretados. Proteger os pés no tempo do calor é essencial para que o resto do ano tenhamos pés saudáveis; no verão temos sempre mais exigência e sudação.

– O momento certo para usar esta tendência é sempre algo a ter em conta; temos que pensar no dress code do evento/acontecimento ou onde vamos estar. Nem todos os acontecimentos permitem o uso de sapatos sem meias. Como com quase todas as escolhas de vestuário, temos de ter em conta onde e como usar.  O vestuário está associado a códigos sociais e de sociabilidade portanto temos de adequar.

– Ter atenção ao nosso corpo e consciência dele; esta tendência está relacionada com calças mais justas e afuniladas em baixa (visto que os cortes straight e normal não são apropriados ao uso dos sapatos sem meias). Tudo o que sejam calças com pernas mais afuniladas ou mesmo fit são apropriadas para este uso.

– Atenção à altura das calças, não queremos mostrar demasiado tornozelo para não tornar “ridícula” a nossa figura. Portanto, a altura entre o sapato e a bainha ou a volta no final das calças não deve ser muito alta ou demasiado grande.

– Atenção ao estilo de sapatos que escolhemos, nem todos ficam bem neste estilo: recordar que por alguma razão (não só económica) existem modelos de verão e modelos de inverno! Existem sempre os modelos seguros, estilo tênis, mocassins e outros modelos que permitam sempre ver o  tornozelo.

De resto, é sentirmo-nos bem com as escolhas feitas! Sempre!