Estante de Livros – Edward St Aubyn

Estante de Livros – Edward St Aubyn

«Se tens um talento, usa-o. Ou serás infeliz o resto da tua vida.”

Edward St Aubyn escreveu uma saga de cinco livros em que o personagem principal é o seu próprio alter-ego. Com efeito, ambos foram abusados sexualmente pelo pai, ambos consumiram drogas, e ambos desejam o escape de uma sociedade superficial, oca e corroída pela excessiva importância do estatuto e pela falsidade da sociedade. Mas, acima de tudo, é-nos dada a possibilidade de acompanhar a tentativa de construção de uma identidade após o seu impiedoso esquartejamento.

“Deixa Lá / Más Novas” e “Alguma Esperança / Leite Materno” (2 volumes, 4 livros) têm edição da Sextante com uma cuidadosa e brilhante tradução de Daniel Jonas. A saga será concluída com “Por Fim”, a editar brevemente.

Deixa lá | Más novas

Neste volume publicam-se os dois primeiros livros do quinteto que acompanha a vida de Patrick Melrose, o herói da saga. O seu pai, David Melrose, é um “snobe sem alma”, sórdido, falhado, sádico, cujo lema de vida é “ou o melhor, ou nada”, desde que “o nada não acontecesse realmente”. Eleanor Melrose é a sua mãe ausente e, na perspetiva de Patrick, cúmplice das atrocidades do pai, refugiando-se no álcool e deserdando o filho a favor de uma das “seitas” a que se junta após o divórcio de David.

Em Más novas, Patrick apresenta-se com 22 anos e viaja até Nova Iorque para resgatar as cinzas do pai. Aproveita a viagem para esbanjar dinheiro em heroína, cocaína e álcool, numa tentativa frustrada de controlar os seus medos e fantasmas.

O conjunto destes dois primeiros livros constitui um exímio manual sobre requintes de malvadez, snobismo e degradação moral, características reunidas no infame David Melrose, pai de Patrick.

Alguma esperança | Leite Materno

“Alguma Esperança” e “Leite Materno” consubstanciam um refinamento de escrita difícil de descrever e que talvez mereçam uma segunda leitura de forma a decifrar o labiríntico tecido emocional onde Patrick se move.

O terceiro romance do quinteto (“Alguma esperança“) é, essencialmente, um exercício de catarse levado a cabo por Patrick ao partilhar com um amigo os abusos (sexuais e não só) de que foi vítima. Adicionalmente, reflecte sobre o principal (ou único) conselho deixado pelo pai: «Se tens um talento usa-o. Ou serás infeliz o resto da tia vida», sendo que a acção decorre numa aristocrática festa com a presença da Princesa Margarida.

Em “Leite materno” Patrick Melrose regressa à casa de família no sul de França, já casado, quase falido e com dois filhos. Relata os medos de Patrick em passar os seus traumas para os seus filhos; o seu caso extraconjugal; a tentação pelas drogas; a esperança no futuro; a decadência da sua mãe que pede eutanásia.

Edward St Aubyn escreve com uma mestria tão ou mais viciante que as drogas e o álcool. Após lidos os quatro primeiros romances da saga, aguarda-se impacientemente pelo último.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Estante de Livros – Edward St Aubyn

bookmark_border

mais em Crónica, Culture

Nem no inverno deixamos os cuidados da pele

a redireccionar em 10 segundos