Época de casamentos – o que usar

Muitas vezes dizem que é fácil para um homem escolher algo para uma ocasião festiva como um casamento (o que não é verdade) e cada vez mais multiplicam-se as experiências de cerimónia que vão influenciar na escolha do outfit para cada ocasião. Casamentos religiosos, civis, na praia, em casa etc

O Fato

Temos sempre aquela regra do fato de cor clara até por volta das 15.00 e fato escuro para depois desta hora juntamente com o copo de água. Em princípio, somente os noivos mudam de traje para a refeição a seguir à celebração e em certos casos. Portanto, para os homens podemos seguir a regra citada embora tudo seja um pouco relativo. Um fato azul escuro com risca de giz muito larga não chega a ser considerado como fato escuro. Ou um look em azul ou verde marinho não pode ser considerado totalmente claro.

Parece-nos importante é vencer o medo e a barreira do fato cinza, que é um invasor de toda a vida social. Em escritórios ou em eventos, proliferam de maneira desmedida como se não existissem outras cores, padrões e feitios.

A escolha do fato vai influenciar todo o resto do conjunto. A nossa proposta de camisas será sempre serem lisas (branca ou azul  clara)  para permitir um jogo de riscas ou cores no fato juntamente com um pormenor sempre importante.

Os Acessórios

Gravata, Botões de punho e lenço de lapela. E, para os mais ousados em Portugal, um bowtie. Todos estes acessórios serão escolhidos com cuidados a partir do fato eleito. Ter cuidado com os padrões sejam riscas ou xadrez, para que não se faça uma mistura perigosa.

Os Sapatos

De facto, para além de um fato bem cortado, um homem deve apostar em sapatos de qualidade e confortáveis. Uma regra a encontrar para a ocasião de um casamento é, nunca misturar sapatos castanhos com fatos pretos ou azuis escuros. Existe um equilíbrio no look do homem que é um todo onde se engloba sapatos, fato, camisa e acessórios. Um equilíbrio de cor e tonalidades que até pode ser muito vivo ou fora do comum.

Nota: estas sugestões anulam-se quando entramos no campo seja do protocolar ou dos casamentos na praia.

Imagens: Colecção Verão Hackett